Nova Frente Parlamentar sobre Reforma Tributária Solidária tem presença da CONTRATUH

A diretora de Assuntos Previdenciários da CONTRATUH, Vera Lêda Ferreira de Morais, participou na manhã desta quarta-feira (03) do lançamento da Frente Parlamentar Tributária Solidária, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A frente foi apresentada pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (ANFIP), em um manifesto que foi publicado em abril de 2018. A ideia é ter um debate amplo para tentar achar soluções plausíveis para correção dos erros que hoje estão presentes no sistema tributário brasileiro.

As duas entidades afirmam que as anomalias que existem no sistema de tributação brasileira são as responsáveis pela péssima distribuição de renda que existe hoje no país. Em levantamento feito pelos órgãos, foi possível observar que metade de toda a carga tributária do Brasil vem através do consumo da população. Nos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é menor, ficando em cerca de 32%, classificados como as nações mais desenvolvidas do planeta.

Vera Lêda destacou a importância da valorização dos trabalhadores com a reforma tributária. “Tenho certeza que, com a participação de todos, podemos construir um modelo de reforma tributária justa, principalmente para os trabalhadores do nosso Brasil, que são quem realmente constroem e fomentam a nossa economia”, afirmou. O grupo se reunirá sob a coordenação da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).