(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Conselho do Trabalho se reúne na CONTRATUH e define novas diretrizes

Discutir missão, visão e valores, avaliando uma nova gestão estratégica para enfrentar os novos desafios do mundo do trabalho. Esse foi o ponto central da reunião do Conselho do Trabalho do Distrito Federal, pasta da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal, ocorrida durante toda esta quinta-feira (08), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH. Os conselheiros foram recebidos respectivamente pelo presidente e vice-presidente da confederação, Wilson Pereira e Moacyr Auersvald.

A CONTRATUH foi representada pela diretora de assuntos previdenciários, Vera Lêda Ferreira de Morais, que é presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Distrito Federal (NSCT-DF).  “Fui indicada pela bancada dos trabalhadores, representando a NCST, para presidir o conselho do trabalho do Distrito Federal nos próximos dois anos, um desafio novo que assumo com muito orgulho e seriedade. Discutimos novas formas de redução do índice de desemprego, planejamento estratégico para o conselho nos próximos dois anos, contando com técnicos da Secretaria do Trabalho do GDF para nos auxiliar”, explica Vera.

A dirigente sindical avaliou ainda que este é um momento importante do conselho, pois o órgão independente e tripartite (dividido igualitariamente por representantes do governo, empresários e trabalhadores) recebeu verba para poder fortalecer seu trabalho. “A mais de cinco anos não tínhamos recurso para qualificação profissional e revertemos isso. Se instituiu a criação do fundo para os conselhos do trabalho, que é gerido pelo próprio conselho. A partir de setembro começaremos uma nova etapa”, completa.

O subsecretario do trabalho, Vicente Goulart, mencionou que essa nova fase do conselho é essencial para o desenvolvimento do mundo do trabalho no GDF. “O importante é que o conselho está compreendendo a sociedade e redefinindo seu papel. Inclusive frente às várias legislações que mudaram, o mercado, as questões básicas de trabalho, renda e qualificação profissional. Estamos focados em reverter o quadro de desemprego”, avalia Goulard.

Estiveram presentes ainda a secretária adjunta da pasta, Tereza de Lamare, assessores e representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Força Sindical.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.