(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CONTRATUH participa de congresso internacional de direito e economia em Belo Horizonte

A delegação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), liderada pelo presidente da entidade, Wilson Pereira, participa do I Congresso Internacional Interdisciplinar Direito e Economia, que acontece do dia 4 ao 6 de setembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG. O congresso pretende contribuir para uma análise aprofundada dos reflexos da economia global, da dívida e do processo de endividamento público e seus impactos na economia produtiva, bem como nas políticas de proteção social, debatidos por especialistas das áreas de direito e economia do Brasil e internacionais. Com o tema “Constituição Econômica, Democracia , Direitos Humanos, Desenvolvimento e Endividamento Público”, o evento externa a problemática da atual situação política e econômica do Brasil, que afetam diretamente questões relacionadas aos direitos humanos e o desenvolvimento no sistema econômico global.

Ao abrir os trabalhos, a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, destacou que democracia tem de andar de mãos dadas com proteção social. “Um país desenvolvido tem de ter um olhar voltado para todos os cidadãos. A crise exige de nós preparação e habilidade para criar alternativas que contemplem a sociedade como um todo. Pretendemos aqui trocar experiências com especialistas que enfrentam os mesmos desafios em seus países. Esta academia tem como prioridade propiciar um ambiente para o pensamento crítico, que resultará em alternativas para uma transformação social que diminua a desigualdade”, destacou.

Para o presidente da CONTRATUH, entidade parceira da realização do evento, os temas debatidos levam todos a uma reflexão profunda com visão de futuro. “Todos os expositores que estão aqui foram incisivos ao afirmar que as reformas propostas pelos últimos governos do Brasil nos levam a uma piora expressiva no quadro de desigualdade social do país. Isso quer dizer que, caso esse cenário não mude, estamos caminhando para uma desindustrialização e o aumento expressivo do desemprego. Nós, representantes dos trabalhadores, nos preocupamos com o futuro das relações de trabalho, que estão a cada dia mais precarizadas”, alertou Wilson Pereira.

Participam ainda do evento, em nome da CONTRATUH, o secretário geral, Geraldo Gonçalves Filho, o diretor tesoureiro, José Ramos Félix da Silva, a diretora da Mulher, Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, a diretora da Juventude, Jessica Marques Rezende, o membro do conselho fiscal da entidade, Luís Alberto dos Santos e o diretor executivo, Wilson Avelino. O congresso é promovido pela UFMG, por intermédio da Faculdade de Direito da instituição, do Programa de Pós-Graduação em Direito da universidade e do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça da UFMG (PRUNART), em conjunto com a RED INTERNACIONAL DE CÁTEDRAS, INSTITUCIONES Y PERSONALIDADES SOBRE LA DEUDA PÚBLICA – RICDP, nos termos do Acordo Marco e do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre ambas entidades.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.