(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CONTRATUH VALORIZA O OUTUBRO ROSA

A campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, marca o mês de outubro em todo o Brasil. Em Brasília, as cúpulas do Senado e da Câmara estão iluminadas com a cor especial para destacar a doença, que é responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres.

O pedido foi da procuradora especial da Mulher, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e do deputado Zacharias Calil (União-GO). Quarta-feira (5), de 19h às 22h30, as torres e cúpulas do Congresso também recebem uma projeção especial com frases de conscientização sobre o câncer de mama e fotos da exposição Amor I Love You, que estará em cartaz na Senado Galeria. A ação partiu da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília — Recomeçar, apoiada pela Procuradoria Especial da Mulher no Senado.

No Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, segunda-feira dia 10 abre a exposição Amor I Love You. E haverá uma solenidade em homenagem ao Outubro Rosa, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de senadores e deputados.

Câncer de mama
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição.

Se for descoberto logo no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos que podem também ser malignos. Por isso, é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

Para prevenir a doença, também é importante praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, bem como evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

A Contratuh também se engaja nesta iniciativa e alerta a todas as suas associadas, através do movimento sindical, para que neste mês fiquemos atentos e renovemos os exames médicos, garantindo mais uma temporada saudável e de acompanhamento contra este mal tão cruel.

Diretoria da Mulher da Contratuh, que tem a frente Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister, a Mariazinha, lembra que esta é uma preocupação que deve ser observada por todas e a lembrança do Outubro Rosa, é uma constante nas campanhas por um melhor estilo de vida para todas as mulheres, principalmente pelas trabalhadoras que atuam nos ramos do turismo e hospitalidade.

Fonte: Agência Senado

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.