(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Evento reúne autoridades para debater direitos das trabalhadoras na pandemia e a violência doméstica

Pensando no aumento da violência doméstica, mulheres sindicalistas do grupo de Turismo e Hospitalidade de todo o Brasil realizam o XIV Seminário Nacional Viver Mulher, um evento on-line e gratuito, que ocorre na próxima quinta-feira (18), a partir das 14h, e conta com a participação de autoridades, especialistas e centenas de mulheres, de diversas regiões do Brasil. Esta edição terá uma novidade, será aberta nas redes sociais da CONTRATUH , confederação que representa trabalhadoras do setor, para a ampla participação da sociedade.

A diretora da Mulher da CONTRATUH, Maria dos Anjos Hellmeister, que também preside o Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Justiça estadual, irá conduzir o evento e organizar os debates realizados, após cada palestra. “A ideia é de levantarmos os problemas, mas também pensarmos em soluções que ajudem a trabalhadora a melhorar sua qualidade de vida. Várias autoridades presentes, para que possamos juntas buscar os nossos direitos”, diz a sindicalista.Entre as convidadas que irão fazer palestras, estão a doutora Mayra Cotta, com o tema “Feminicídio: desfecho de dor e sofrimento”. A advogada é fundadora do Bastet Compliance de Gênero, que trabalha com os princípios da justiça restaurativa para assistir organizações, empresas e instituições que desejam resolver ou prevenir problemas resultantes das relações de gênero no trabalho.

Em seguida, a palestrante será a cientista política e ativista feminista Manoela Miklos, que integra a diretoria da organização NOSSAS, que organiza pessoas, desenvolve metodologias e tecnologias para mobilização. Miklos falará sobre “A pandemia de violência contra a mulher e familiar”.

Jaqueline Leite, Coordenadora Geral do CHAME, integrante do Comitê Latinoamericano de Mulheres (Clamu) da UITA, organização internacional pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, palestra com o tema “Convenção 190 da OIT: a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho”, reforçando a importância de políticas dentro das empresas que reprimam o assédio e respeitem os direitos das trabalhadoras.

O evento conta ainda com a participação da Dra. Paula Meotti, Delegada da 1º Delegacia Especializada da Mulher (Deam) de Goiânia, que está à frente da Operação Marias ll, a maior ação de combate à violência contra a mulher, responsável pela prisão de 197 pessoas (investigados de crimes relacionados à Lei Maria da Penha). As detenções fazem parte da segunda fase da Operação Marias e ocorreram em apenas três dias, entre 25 e 27 de janeiro deste ano. Além dos mandados de prisão, foi realizada também a fiscalização de 338 medidas protetivas, contra suspeitos de agressão. A ação contou com a participação de 19 regionais e mobilizou 398 policiais civis.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.