(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Governo de SC anuncia que pousadas e hotéis podem operar com 100% da capacidade a partir de 21 de dezembro

O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira (14) que hotéis e pousadas poderão funcionar com 100% da capacidade a partir de 21 de dezembro. O executivo afirmou que o objetivo da nova regra é que as atividades ocorram no verão com o cumprimento de todas as normas sanitárias contra a Covid-19.

Entre as recomendações do governo para os estabelecimentos estão o uso de máscara, do álcool em gel e evitar a aglomeração de pessoas. O governador, Carlos Moisés (PSL), afirmou que “Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”.

O governo alega que objetivo é reduzir as hospedagens clandestinas, ou seja, estabelecimentos irregulares, como casas e quartos, em que ficam um grande número de pessoas sem controle algum. Sobre os hotéis, o governo consegueria então ter mais controle do cumprimento das normas de segurança sanitária.

A regra foi construída em parceria com representantes do setor turístico.

Como é atualmente?

Até 21 de dezembro, a ocupação de hotéis, pousadas e albergues precisa seguir a portaria número 743/2020, que diz que esses estabelecimentos podem receber hóspedes de acordo com a classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. As regras são as seguintes:

  • risco gravíssimo: 30% da capacidade do estabelecimento;
  • risco grave: 60% da capacidade do estabelecimento;
  • risco alto: 80% da capacidade do estabelecimento;
  • risco moderado: 100% da capacidade.
Matriz de risco da situação do coronavírus em SC no dia 9 de dezembro de 2020 — Foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Matriz de risco da situação do coronavírus em SC no dia 9 de dezembro de 2020 — Foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES)

No mapa de risco atual, 14 regiões são consideradas em risco gravíssimo para a Covid-19 e outras duas, risco grave.

Situação da Covid-19 em SC

De acordo com o boletim divulgado no final da tarde desta segunda, Santa Catarina tem 432.050 casos confirmados de coronavírus, com 4.420 mortes.

Taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública por região catarinense  — Foto: Reprodução/SES Leitos

Taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública por região catarinense — Foto: Reprodução/SES Leitos

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública é de 88,80%. Se forem levados em consideração apenas os leitos adultos, a taxa chega a 93,53%.

Fonte: Globo

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.