(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Manual da limpeza contra o coronavírus: veja cuidados que devemos ter dentro de casa

A repórter Renata Ceribelli encontrou a enfermeira e pesquisadora Cristina Barros, que faz parte do Comitê da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, para combater o coronavírus. Para esse encontro, foram passadas algumas orientações, como:

– Não tocar em corrimões

– Usar o cabelo preso

– Nada de bijuteria

Renata Ceribelli: Cristina, porque essas recomendações?

Cristina Barros: Oi Renata, a gente sabe que o dia todo a mão vai em superfícies que podem estar contaminadas, algumas até com vírus. E pra mulheres, por exemplo, é muito comum a gente ficar passando a mão no cabelo. Então, a gente não tem estudos ainda que mostrem o vírus no cabelo. Mas nos hospitais, a gente já utiliza essas regras porque sabe que isso protege a saúde de quem trabalha lá. Então, vale a pena nesse momento, ainda que possa parecer um exagero, a gente ter algumas medidas e depois se for exagero, ok.

Veja outras orientações de limpeza dentro de casa para evitar o contágio de coronavírus:

– Chegando em casa, tire os sapatos. Não circule com sapato sujo dentro de casa

– Antes de entrar pra valer na casa, coloque tudo o que você trouxe da rua em um cantinho já separado para isso

– Chegou da rua, tire a roupa da rua, tome um banho e coloque a roupa de casa

Quais os cuidados no banheiro em uma casa que já tem uma pessoa infectada?

– Ela deve ser a última a usar o banheiro. Por exemplo, de noite. A família toda vai tomar banho. Ela vai ser a última a tomar banho. E depois que ela tomar banho, ela mesmo usa um multiuso, um desinfetante, limpa a pia, limpa a maçaneta, maçaneta do box, pra deixar pronto pro resto da família usar. Quando ela vier ao banheiro, ela traz o material de limpeza ou alguém traz na porta, ela faz a limpeza, e depois esse pano, coloca no saco plástico e alguém leva pra lavar antes de usar novamente.

Dentro do quarto, quais os principais cuidados?

– Janelas sempre abertas, deixar bem arejado. Mas não esquece. A porta bem fechada pra isolar do resto da família. Ela vai ter um rolo de papel higiênico ou papel toalha, lenço de papel. Um saco plástico, uma sacola plástica pra jogar esse lixo que ela produzir. Quando ela terminar de produzir, ela amarra e coloca do lado de fora, pra que alguém leve e jogue fora.

Se ela tiver tosse e febre ou falta de ar, imediatamente ela precisa sair e procurar uma assistência médica. Mas se não, é importante cuidá-la, mas pensar na saúde mental. Dela e de quem tá aqui também preocupado em não se contaminar.

Fonte: Globo

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.