(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

MPT REALIZA “RECONECTA” E APOIA PESSOA COM DEFIÊNCIA

O Ministério Público do Trabalho deu início terça-feira passada (dia 20) ao Reconecta, um evento nacional e regional para promover maior visibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Seis procuradorias regionais debatem o tema em encontros presenciais ou virtuais e palestras através do portal. Também são divulgadas mais de 3 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, mais de 17 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apurou recentemente que há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, sendo que 11 milhões delas estão aptas para o trabalho. Apesar desses números, o Brasil contrata apenas 325.291 pessoas com deficiência, de acordo com dados da Relação Anual de Informações do Ministério do Trabalho (RAIS).

Desinformação é uma das maiores causas desse número reduzido de contratações, pois gera preconceito e impede a inclusão social e a capacitação de pessoas com deficiência. Vale lembrar, entretanto, que a contratação de pessoas com deficiência física é uma questão de responsabilidade social, conscientização e está prevista na Lei de Cotas para deficientes.

A Contratuh apoia esse iniciativa e seus diretores incentivam que cada vez mais o mercado de trabalho conte com profissionais com deficiência.

Para o presidente da Contratuh, Wilson Pereira “as empresas devem se adaptar às condições dos funcionários com deficiência. É um erro querer que apenas o trabalhador siga as condições da contratada”.

 

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.