(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Mulher sem violência e com igualdade salarial

Cida Gonçalves tomou posse no Ministério das Mulheres do governo Lula, denunciou a destruição das políticas públicas para as mulheres no governo Jair Bolsonaro e anunciou a retomada do programa Mulher Viver Sem Violência. O carro chefe será a Casa da Mulher Brasileira e o duro combate à desigualdade salarial.

“O desmonte das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção governamental de uma cultura misógina levou a inúmeras violências de gênero a patamares sem precedentes”, criticou Cida.

Somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil bateu um recorde de feminicídios, registrando 700 casos. No ano anterior, mais de 66 mil mulheres foram vítimas de estupro, e mais de 230 mil sofreram agressões físicas por violência doméstica, de acordo com dados mais recentes do Anuário de Segurança Pública.

Cida Gonçalves também lembrou que as mulheres foram as primeiras vítimas da pandemia de Covid-19, e da explosão de desemprego que se abateu na sequência.

Disse também que as mulheres negras sofreram ainda mais, seja pela violência de gênero, seja em função das crises sanitária e econômica dos últimos anos. Como meta de sua pasta, a ministra também se comprometeu a avançar na igualdade salarial entre mulheres e homens, bem como no combate aos assédios moral e sexual.

Segundo destacou, pela primeira vez, o Brasil terá uma área no governo dedicada às mulheres com a nomenclatura de ministério. Há 20 anos, no primeiro governo Lula, a pasta foi criada como Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), já com status de ministério.

“A família no singular apaga a diversidade brasileira e a centralidade da mulher como foco de elaboração e implementação das políticas. Há famílias plurais e no plural. Este é um ministério que as reconhece e as acolhe”, destacou.

A ministra lembrou que as mulheres foram as “grandes responsáveis” pela eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encerrando, assim, um governo “machista, patriarcal, misógino, racista e homofóbico.”

…………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.