(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Na vanguarda do sindicalismo, SINTRAHORTUH vira modelo de gestão

Um dos maiores desafios do sindicalismo brasileiro é se reinventar, diante de mudancas no custeio sindical que prejudicaram o trabalho social e de organização dos trabalhadores feito pelas entidades. Mas, na contramão da crise, o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Gastronomia no Estado do Ceará (SINTRAHORTUH) faz um trabalho de vanguarda e exemplo de gestão, elevando em quase o dobro de filiados nos últimos meses.

Para Wilson Pereira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), o sindicato mostra que há outras formas de se manter e reorganizar o custeio das entidades. “O modelo de trabalho de sindicalização do SINTRAHORTUH é referência em todo o país. Com um equipe de assessores externos treinados, infraestrutura de lazer e saúde para os filiados, aliado à tecnologia para controle e planejamento estratégico das equipes, o sindicato quase dobrou o número de trabalhadores e trabalhadoras na sua base de sindicalizados”, explica o dirigente.

Filiado a CONTRATUH e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), o SINTRAHORTUH tem cerca de 30 assessores externos treinados, a maioria cursando o ensino superior, para atender de forma plena os associados. O presidente do sindicato, Luiz Onofre, explica que o investimento em pessoal qualificado e tecnologia foi essencial para que as estratégias de filiação fossem realizadas com êxito. “Investimos em um sistema de controle dos assessores, que têm percursos pré-definidos para atender a todos os trabalhadores da categoria. Isso nos deu velocidade e as demandas são atendidas com mais rapidez, além da fiscalização dos locais de trabalho serem feitas com mais efetividade. E nossos filiados veem toda essa nossa organização e se filiam. Hoje, fazemos cerca de 80 carteirinhas por dia”, diz.

Com cerca de 40 mil filiados, o sindicato hoje é modelo que muitos outros dirigentes estudam e visitam, para poder implantar em suas bases. “É um grande exemplo para todos nós, bem como outros sindicatos que também estão no mesmo caminho. E a CONTRATUH irá apoiar sempre suas entidades filiadas, para que exemplos como esse se espalhem pelo Brasil e ressurjamos ainda mais fortes, enquanto movimento sindical”, completa Wilson Pereira.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.