(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

OMS volta a pedir o uso de máscaras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de orientar que passageiros usem máscaras em voos de longa distância. O alerta é para prevenir a difusão da subvariante ômicron, da Covid-19 nos Estados Unidos.

Há uma difusão preocupante, mesmo que em pequeno crescimento da subvariante XBB.1.5. Ela já foi responsável pela difusão em quase 28% dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos.

Outra recomendação é quanto a vacinação, já que as vacinas continuam eliminando os graves sintomas, hospitalização e até morte de infectados.

A OMS reforçou também que o uso de máscaras continua necessário em todos os locais fechados, com pouca ventilação e aglomeração de pessoas.

As afirmações foram feitas pela epidemiologista Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS em Covid-19, ao responder um jornalista que cobrou clareza nas orientações sobre o equipamento de segurança.

Kerkhove disse que o uso da máscara é uma recomendação da OMS desde o início da pandemia e segue na lista de medidas fortemente indicadas para conter a propagação do vírus.

Ela ponderou, no entanto, que a definição deve levar em conta cada situação. “Sim, esta é uma das recomendações que continuamos a aconselhar e estamos trabalhando com os países para ajustar o uso nos contextos corretos,” ressaltou.

“Para o público em geral, a OMS recomenda o uso das máscaras em locais fechados, particularmente quando há aglomerações, quando há pouca ventilação. Isso pode incluir uma variedade de cenários, como o transporte público, mas também pode incluir prédios. O contexto é importante. A transmissão é uma combinação de fatores, a distância que você está das pessoas, o local em que você está, a ventilação na sala, quanto tempo você passa naquela localidade.”

……………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.