A data de 8 de março é comemorativa como o Dia Internacional da Mulher. Trata-se de um símbolo das conquistas das mulheres no século XX.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 consagra a luta histórica das mulheres para serem equiparadas aos homens. A princípio foi a luta pela igualdade salarial, mas, hoje é mais amplo e significa também a busca não apenas contra a desigualdade salarial, mas contra o machismo e a violência.
O Dia Internacional da Mulher nasceu através de manifestações, greves, movimentos e organizações. Foi uma intensa mobilização política, durante o século XX. O Dia 8 de março foi consagrado como um momento de reflexão e de luta e a data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.
Em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio nas instalações de uma fábrica têxtil em Nova York. O incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias. Ele teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo. Mas esta é uma história falsa.
Na verdade, um outro incêndio de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Foi na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. E essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.
As causas do incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.