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FVG pesquisa o perfil atual do trabalhador brasileiro

Uma pesquisa técnica, sobre a aceitação dos trabalhadores brasileiros, ao mundo corporativo em parceria com a FGV e o Talenses Group, coordenada pela Flash, ouviu 1,7 mil pessoas, de todo o Brasil e chegou a uma conclusão que 25% dos profissionais atuam hoje insatisfeitos com suas funções.

Os profissionais de RH e os pesquisadores, entendem que isso afeta diretamente o rendimento do labor. Recentemente, em 2022 um outro relatório do Instituto Gallup, mostrou que a falta de engajamento nas empresas causou prejuízos de até US$ 8,8 trilhões, em produtividade, ou 9% do PIB mundial.

Por isso é que são feitas pesquisas, buscando os principais aspectos que causam esse comportamento. A liberdade profissional no dia-a-dia; a capacidade de decisão no trabalho; o tempo disponível para exercitar a criatividade e a influência de ação junto a equipe de trabalho são os pontos reclamados. A pesquisa, por exemplo, mostra que equipes menores são mais eficientes. Elas são produtivas quando o assunto é identificação e capacidade de impacto de suas decisões.

Insatisfação antiga

Os números revelam que estas reclamações são antigas, pois 83% dos entrevistados hoje consideram positiva sua participação no perfil do trabalho em que atuam. Pouco mais 77% consideram sua produção satisfatória.

O estudo mostrou que 83% dos profissionais entrevistados avaliam positivamente o alinhamento do seu perfil com o trabalho que exercem. E 77,37% sentem que estão gerando um impacto positivo.

Os 20% que se dizem desmotivados, o são porque não têm poder de decisão e 14% reclamam da falta de autonomia.

A grande maioria é considerada uma geração “baby boomers”, aquela que se dedica mais ao trabalho, ou seja: 65% são engajados. Nas demais faixas etárias os números caem: 10 pontos na geração X (52%), millenials (49%) e geração Z (49%)

Autonomia, impacto, “fit” ou identificação com o perfil, poder de decisão e tempo de ócio para criar são alguns dos pontos detalhados na pesquisa. Os brasileiros vêem significado no seu labor quando percebem que causam um impacto real, dentro e fora da empresa, e quando têm algo em comum e podem agregar ou dão “match” com seus cargos. Ou seja: se identificam com o trabalho e sentem que suas habilidades e responsabilidades combinam com a função.

A pesquisa técnica e completa está em: https://seja.flashapp.com.br/materiais/pesquisa-fgv-engaja-sa

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