(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Jair fala das conquistas e dificuldades para o sindicalismo gaúcho

Durante as comemorações dos 70 anos do Sintrahtur, Jair Ubirajara da Silva fez um emocionado discurso descrevendo as conquistas e nuances que o movimento sindical gaúcho sofreu ao longo dos anos. Na solenidade estavam presentes o presidente da Contratuh, Wilson Pereira e o secretário geral da Confederação, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho.

Wilson ressaltou a importância da unidade sindicalista riograndense e também o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às categorias representadas para que se fortaleça cada vez mais as unidades filiadas no processo confederativo.

“Cumprimento o presidente Jair, seus diretores e filiados e agradeço a importante participação que representa esse torrão do sul no nosso desenvolvimento! A Contratuh sempre estará vigilante no apoio e no que for necessário para mantermos a estrutura conquistada ao longo desses 70 anos de existência. Juntos somos fortes!”

Discurso

Jair saudou os que prestigiaram o evento, ressaltando a honra e o orgulho de comemorar os 70 anos do Sindicato.

“Uma história de muitas lutas e conquistas, na busca de melhores condições de trabalho e salários para o conjunto de nossa categoria.

Categoria que é tão diversificada quanto importante para a cidade e para o

atendimento das necessidades de nossa gente.

Somos, por natureza, categorias prestadoras de serviços, essenciais na vida das pessoas e no desenvolvimento da economia de vários setores.

Através do Sindicato, os trabalhadores que fazem a qualidade desses serviços, hoje, têm visibilidade social, conquistas consolidadas e uma entidade firme na defesa dos seus direitos.

E sempre renovada em sua vocação de buscar mais avanços sociais. Uma entidade que sempre destacou a importância da presença das mulheres na sua direção, enaltecendo o direito à igualdade de gênero na lei e na vida. Nossa ex-presidente por 3 mandatos, Abigail Pereira, aqui também nos prestigiando, foi a primeira Secretária da Mulher da Central dos Trabalhadores e trabalhadoras, a CTB.

A cada tempo, tivemos uma realidade e uma forma de atuar, compatível com as possibilidades e necessidades do momento vivido.

Tenho o privilégio de estar há cinco mandatos como Presidente do SINTRAHTUR.

Quando cheguei, encontrei o caminho pavimentado pela luta de vários dirigentes que me antecederam e aceitei o desafio de continuar essa trajetória.

Com muito esforço, além de manter e ampliar as conquistas trabalhistas e sociais, evoluímos nos serviços a nossos associados e suas famílias.

Conquistamos a Sede Campestre, ampliamos atendimentos na área de saúde. Adquirimos nossa Sede Social própria. Aprimoramos conhecimentos e tecnologia. Fortalecemos o Departamento Jurídico e nos preparamos para responder às exigências de nosso tempo.

Esse legado nos orgulha e nos remete a agradecer a todos os que contribuíram para sua conquista: dirigentes, lideranças, associados, sindicatos que apoiaram nossas jornadas de lutas e os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, que nos elegeram, que resistiram conosco e fortaleceram nossos ideais.

Em 2020, também fui eleito Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, juntamente com os companheiros aqui presentes:

Rodrigo, Rejane e Paulo. Mais um desafio que buscamos vencer, representando toda a categoria no Rio Grande do Sul.

O SINTRHATUR foi presença de destaque na luta social de nosso país, juntamente com a CTB, entidade a que tivemos o privilégio de participar desde o seu nascimento e a ela seguimos filiados.

Saúdo, em nome do SINTRAHTUR, o companheiro Guiomar Vidor, nesse momento representando o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo.

Juntos, construímos a unidade popular que possibilitou à classe trabalhadora eleger os governos de Lula e Dilma, e vivenciar mais de uma década de conquistas, com valorização de salários e medidas nunca antes vistas nas áreas de segurança alimentar, educação e moradia.

Mas, infelizmente sofremos o golpe do impeachment e, na sequência, vivemos anos de escuridão, de ataques aos direitos sociais e trabalhistas, com as Reformas da Previdência e da CLT, e de atentados à democracia que sacudiram o país.

E no meio desse turbilhão de acontecimentos, de sindicatos que tiveram suas receitas cortadas de forma vergonhosa, ainda enfrentamos a pandemia do coronavírus, que atingiu duramente a nossa categoria econômica e profissional.

Sofremos juntos, e juntos nos acolhemos para superar esse tempo de retrocessos e infâmias, de fascismo e afronta à dignidade do ser humano, das mulheres, das minorias, dos pobres, sobretudo no governo Bolsonaro.

Com certeza, foram os anos mais duros para o Sindicato, para a classe trabalhadora e para nosso povo, não é mesmo, companheiros Wilson e Geraldo, presidente e secretário da nossa Confederação, a CONTRATUH, que hoje estão aqui conosco, e são testemunhas de toda essa barbárie que atingiu o país.

Mas a luta social de novo ganhou as ruas e as urnas e elegeu novamente um governo do povo. E hoje voltamos nossas energias para conquistar dias melhores, com a retomada do crescimento econômico e adoção de novas e urgentes políticas públicas de combate à fome, de acesso à moradia, à educação e ao emprego.

Não está sendo e nem será um caminho fácil, pois o fascismo continua ameaçando a democracia e afrontando a luta popular. Por isso é urgente lutarmos por um novo marco para o movimento sindical, para garantir recursos para sua manutenção e sobrevivência e continuar a exercer o papel que lhe cabe nesse momento histórico:

Restaurar os direitos trabalhistas e previdenciários usurpados com as reformas e avançar para consolidar a democracia e as garantias dos cidadãos desse país!

Se fomos capazes de resistir, certamente seremos também capazes de avançar para construir uma nova sociedade, democrática, solidária e justa para a classe trabalhadora!

Muito obrigado a todos.

Vida longa ao Sintrahtur!”

Nas fotos as dependências da estrutura de lazer do Sintrahtur, em Caxias do Sul, numa área de 7 hectares, 6 piscinas, quadras esportivas, churrasqueiras e toda área de lazer

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.