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MTE implanta o Sistema de Processo Eletrônico (SEI)

O trabalhador brasileiro ganha um mecanismo que garante mais transparência e eficiência administrativa, além de permitir melhoria no relacionamento com o cidadão.

O Ministério do Trabalho e Emprego implementou, nesta semana, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MTE), buscando aprimorar a gestão de processos e documentos do órgão e a transparência dos processos administrativos para a sociedade.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e distribuído pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.

O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

O Ministério do Trabalho e Emprego conta com, aproximadamente, 11.000 usuários e quase 2.000 unidades ativas. Por mês, em média, são gerados, aproximadamente, 30.000 processos, 100.000 documentos, sendo o acervo corrente de processos da ordem de 240.000 processos, o que dá a dimensão da relevância do sistema de processo eletrônico atualmente, para a prestação de serviços ao cidadão.

Conheça o sistema

O novo sistema, as funcionalidades, o cadastro e acesso de usuários externos podem ser acessados por meio da página do SEI-MTE na internet .

A protocolização de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego poderá ser realizada, a partir do dia 28 de agosto de 2023, por aqui.

Para o envio externo de processos ao Ministério do Trabalho e Emprego, consulte aqui.

Saiba mais sobre as iniciativas e ações do Processo Eletrônico Nacional no Portal do PEN – gov.br/pen. Aqui.

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