(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Segue a greve nos aeroportos

Segue a greve que começou segunda-feira (19) de pilotos e comissários de bordo. Não é paralisação total, mas entre 6h às 8h. Os trabalhadores esperam propostas por parte das empresas.

A categoria reivindica recomposição das perdas inflacionárias, melhorias nas condições de trabalho, renovação da convenção coletiva de trabalho, definição dos horários de início de folgas e cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

A paralisação foi aprovada por pilotos e comissários na quinta-feira (15) fica por prazo indeterminado, no mesmo horário, até que as empresas aéreas resolvam dialogar.

No primeiro dia de greve, ao menos 20 voos atrasaram no horário de pico. Foram registrados atrasos nos aeroportos de Fortaleza (três voos), Brasília (três voos), Rio-Galeão (3 voos decolaram com atraso e um foi suspenso), no Santos Dumont um voo também foi suspenso e Belo Horizonte (um voo atrasado). Também tiveram as atividades paralisadas, com menos impactos nos voos Congonhas (em São Paulo), Guarulhos (em São Paulo), Rio-Santos Dumont, Viracopos e Porto Alegre.

“Este foi o primeiro dia de muitos”, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Henrique Hacklaender. “O momento é este e isso precisa ter um basta. As empresas precisam alterar sua forma de tratar seus tripulantes.”

Com atraso

A ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho, atendeu pedido das empresas aéreas e determinou que 90% dos tripulantes seguissem na ativa. Os tripulantes seguem trabalhando vão a seus postos de trabalho, mas atrasarão as decolagens do início da manhã.

Hacklaender orientou os tripulantes: “Vai para o aeroporto, se reúne com os colegas que estiverem lá e, a partir daí ficamos no aeroporto até 8h da manhã”, disse. “‘Ah, mas minha decolagem é entre as 6h e as 7h’. Não tem problema, se reúne com seus colegas e fica lá em sinal de protesto a essa proposta que não condiz com o que foi solicitado”, afirmou.

……………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.