(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Uma violência por hora, contra mulheres, no Rio, em 2022

Uma mulher sofreu violência, por hora, no Rio de Janeiro. A informação é do levantamento divulgado no fim de semana baseado no Mapa da Mulher Carioca 2023, com informações de 2022, realizado pela Prefeitura da capital fluminense.

O dossiê objetiva levantar e comparar dados e indicadores sobre as desigualdades de gênero e raça na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o dossiê, 15.267 notificações de violência na região metropolitana do Rio de Janeiro foram incluídas no Sistema de Informação da Saúde.

Dentre essas, a maioria das vítimas é de mulheres negras: 63,4%. A faixa etária mais atingida é a de mulheres adultas, entre 20 e 59 anos.

Entre os tipos de violência, o destaque está na violência física, que representa 90,2% dos casos entre as mulheres de 20 a 90 anos. Em seguida, aparecem a psicológica (31,9%) e sexual (11,4%).

Ainda segundo os dados, o agressor está próximo na maioria dos casos: em 54,3% das notificações, os responsáveis eram parceiros ou pessoas conhecidas. Desses, 52,9% eram maridos, ex-maridos, namorados ou ex-namorados.

A pesquisa também abordou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, ao evidenciar a desigualdade de gênero nas tarefas domésticas.

De acordo com o Mapa da Mulher Carioca, as mulheres cariocas gastam em média 19,5 horas por semana para trabalhos domésticos. Já os homens dedicam apenas 12,4 horas para estas tarefas — 36,4% menos.

Fonte: CNN por Giovanna Bronze, com foto de Tatiana Maksimova

………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.