(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Câmara homenageia cinco mulheres com diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós

Cinco mulheres brasileiras que de se destacam na luta pelo pleno exercício da cidadania e na defesa dos direitos femininos e questões de gênero no país foram homenageadas pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (17). Elas receberam o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, que, desde 2004, já premiou 40 mulheres.

Neste ano, foram premiadas a procuradora de Justiça do Espírito Santo Catarina Cecin Gazele; a professora da Universidade de Brasília (UnB) Cristina Castro Lucas; a presidente da Associação Habitacional Nova Terra, em Minas Gerais, Dulcineia de Oliveira; a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva; e a procuradora do Ministério Público alagoano Solange Bentes Jurema.

A entrega do prêmio é feita pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, em sessão solene no Plenário. Presidente da comissão, a deputada Luísa Canziani (PTB-PR) destacou a preocupação da Câmara com a causa feminina.

Desigualdade de direitos
“Esta decisão atesta a sensibilidade da Câmara dos Deputados em relação à pauta das mulheres, sobretudo a desigualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, tema que deve interessar e mobilizar toda a sociedade.”, disse a deputada.

Carlota Pereira de Queirós, que dá nome à premiação anual concedida pela Câmara a mulheres reconhecidas pelo trabalho em defesa dos direitos femininos, foi médica, escritora, pedagoga e política brasileira. Ela foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal e ajudou na redação da Constituição de 1934.

Fonte: Camara

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.