(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CONTRATUH defende que preço alto de passagens áreas e falta de qualificação prejudicam crescimento do Turismo

A comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTUR), realizou audiência pública nesta quarta-feira (10/04), para discutir a importância e condições do ensino superior e da qualificação do turismo no Brasil. A audiência foi pedida por meio de um requerimento do deputado Newton Cardoso Jr (MDB/MG), presidente da comissão. Abrindo os trabalhos, o parlamentar justificou o motivo de convocar a audiência e chamou a atenção para a importância de valorizar a qualificação do turismo no país. “ Um dos grandes desafios em qualquer lugar no mundo é a formação e qualificação de pessoas que tenham afinidade com o segmento, que possam promover um bom trabalho em relação aos serviços prestados. O turista bem atendido certamente ira propagar e promover o nome do evento ou do local turístico visitado”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), criticou os altos valores das passagens aéreas no Brasil e apontou este fator como um dos problemas para o crescimento do turismo. “Lamentavelmente é muito mais barato fazer turismo para o exterior do que no Brasil. Fácil observar que o que vem encarecendo as viagens do brasileiro é justamente a questão das passagens aéreas. Os hotéis e locais de alimentação tem abaixado suas tarifas e apresentado um valor menor para chamar o turista, enquanto as passagens permanecem caras e longe da realidade dos brasileiros. Nossa confederação sempre insistiu na importância da qualificação do trabalhador em turismo, mas também precisamos rever essa questão das passagens aéreas no país”, destacou.

Wilson Pereira falou ainda sobre a dificuldade de trabalhadores em se colocar no mercado de trabalho em decorrência dos baixos salários e da falta de qualificação. “Os empresários precisam começar a se preocupar com a qualificação do trabalhador. Além disso, qual incentivo os profissionais vão ter para desempenhar as suas funções dentro da área de turismo e hotelaria se, normalmente, os próprios pisos salariais são baixíssimos?” finalizou.

Participaram ainda da audiência o deputado João Marcelo Souza (MDB/MA), que presidiu a comissão, o coordenador geral de qualificação e turismo do Ministério do Turismo, Francisco Glauber, e o presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – Abbtur, Elzário Pereira da Silva Júnior.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.