(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Daniela é a nova Ministra do Turismo

Daniela do Waguinho vai ocupar a cadeira mais importante do turismo no Brasil. Ela é deputada federal pelo Rio de Janeiro, desde 2018. Este ano, Daniela, foi a candidata mais votada à Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro, defendendo a pauta pela mulher e pela criança – com ênfase aos autistas e também de apoio ao idoso.

A nova Ministra do Turismo tem um trabalho árduo pela frente. Antes, precisa montar uma equipe técnica competente, criar uma boa interlocução com o setor, com estados e municípios, pensando no turismo interno e entender o que acontece com as políticas públicas do turismo pelo menos nos últimos 20 anos e seguir o que está no relatório da transição sobre o setor. Assim poderá executar um bom trabalho.

Turismo é atividade de mercado, mas não se resume ao empresário e aos investimentos do setor. O turismo é geração de emprego é qualificação profissional e precisa estar atento a importância do que se pratica lá fora, trazendo as melhores experiências para treinamento de nosso pessoal, que precisa estar preparado e bem renumerado para corresponder aos anseios do setor.

O nome da deputada não teve excelente repercussão no meio, mas o segmento precisa dar-lhe crédito e contribuir mostrando os seus anseios e soluções. Pelos seus números e pelos os resultados que dá Brasil afora, o turismo é um dos segmentos capazes de movimentar o mundo.

A cada ano, 89 milhões de turistas que visitam a França, sendo 33 milhões só em Paris, contra os inexpressivos 6 milhões anuais do Brasil inteiro. Há pouca concorrência aérea, mas enorme potencial de crescimento. O Brasil é um atrativo natural. Com as melhores praias, as mais lindas cidades históricas e um povo extremamente acolhedor. Mas não se conseguimos fazer isso tudo virar desenvolvimento em grande escala, não crescemos.

E isso precisa acontecer de dentro pra fora. De nada adianta companhias aéreas continuarem mantendo viagens internacionais mais convidativas às internas, levando para outros horizontes o potencial econômico que pode ser muito bem dividido internamente. Ao contrário do que acontece hoje, atraindo mais e mais visitantes e estimulando o nosso turismo, garantindo segurança, melhorando nossas hospedagens e proporcionando conforto e alegria a quem nos visita.

A cada ano os estrangeiros investem mais no setor privado do turismo no Brasil, enquanto os próprios brasileiros, sofrem, cada vez, com mais dificuldade de empreender.

Nos resta rezar para a economia caminhar bem, pois assim, pelo menos as pessoas continuam viajando, os investimentos privados acontecem e estados e municípios com gestão competente conseguem “tocar o barco”.

A CONTRATUH torce pelo sucesso do novo governo e vai envidar esforços junto a sua representação para que esperançosos, todos possam contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Mas é preciso que a nossa linguagem seja ampla e alcance todos os segmentos, sendo ouvidos e colaborando para um bom crescimento.

Daniela é formada em pedagogia. Foi escolhida como ministra do Turismo na cota do União Brasil.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.