(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Turismo puxa recuperação de prejuízos com a pandemia

A alta do PIB no ano passado, liderada pelo setor de serviços, consolidou a retomada da atividade econômica no Brasil após dois anos de restrições com a pandemia de Covid-19. O ano de 2022 terminou com alta de 2,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Turismo na frente

O turismo foi determinante neste movimento, pois permitiu a completa recuperação de atividades do setor, severamente prejudicadas pela crise sanitária. São atividades importantes como alojamento, alimentação e recreação.

“Com certeza, o turismo foi um dos destaques de 2022, pois tivemos a reabertura plena da economia”, afirmou a economista Silvia Matos, coordenadora do Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas.

Dados específicos do setor de turismo não estão entre aqueles monitorados para o cálculo do PIB. Alojamento e alimentação, por exemplo, estão relacionados entre os serviços prestados às famílias. Mas a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada também pelo IBGE, aponta para um crescimento de mais de 24% destas atividades no ano.

“No PIB, isto tudo está dentro de uma grande atividade de ‘outros serviços’. Segundo estimativas do Boletim Macro, ela cresceu 11,5% em 2022. E os serviços prestados às famílias são um dos grandes destaques do ano. Isso era esperado com o fim da pandemia”, enfatizou Silvia Matos.

A economista da FGV destacou que um relatório de atividade produzido pelo Itaú Unibanco, com base nos gastos diários de clientes com cartões de crédito e débito em bens e serviços, ilustra bem a retomada da atividade turística no país em 2022.

Fonte: G1 (Daniel Silveira)

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.