(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CONTRATUH se integra ao “Maio Lilás”

Até o próximo dia 31 de maio, a CONTRATUH se insere na campanha “Maio Lilás”, cuja meta é valorizar o princípio da liberdade sindical. O presidente Wilson Pereira lembrou que estamos em momento sensível, onde a estrutura básica dos sindicatos se vê mais uma vez ameaçada.

“Os sindicatos na sua mais simples representação, são o sustentáculo de toda a pirâmide trabalhista brasileira. Quando ainda temos a resistência tanto patronal quanto de segmentos políticos quanto a presença do trabalhador nos sindicatos, temos que lutar ardualmente para manter nossas estruturas, independemente de quem nos apoio. A força sindical está na união e na representação daqueles que integram o movimento”.

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – CONALIS, criou o “Maio Lilás”, campanha que tem o objetivo de incentivar a realização de atividades que promovam o princípio da liberdade sindical.

A iniciativa pretende estimular a participação da sociedade, sobretudo dos trabalhadores, em ações de defesa dos seus direitos. O mês foi escolhido porque é quando também se comemora, mundialmente, o Dia do Trabalho. Sindicatos, federações e centrais sindicais, são orientadas pela campanha a se unirem em diversas ações durante o período.

Embora seja apenas o segundo ano em que o Maio Lilás aconteça, os ataques aos sindicatos e as ameaças à sua sobrevivência com as mudanças impostas pela lei 13.467/2017 – que modificou artigos da CLT e tenta diminuir a representação dos trabalhadores – tornaram a defesa da liberdade sindical imprescindível.

O momento é de união e de mostrar força e representatividade para que não sejamos expostos a mais retrocesso e ataques.

A cor lilás
A cor lilás não foi uma escolha aleatória e é uma referência a um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, onde trabalhadores reivindicavam um salário justo e redução na jornada de trabalho. Por causa do fogo, 129 mulheres trabalhadoras morreram enquanto confeccionavam um tecido da cor lilás.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.