(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Workshop da região sul aponta negociação coletiva como um dos pilares do direito trabalhista e sindical

Aconteceu, nos dias 16 e 17 de maio, o terceiro ciclo de palestras do Workshop Regional de Qualificação Sindical, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH. O evento, da Região Sul, acontece no City Hotel, em Porto Alegre/PR.

Os anfitriões do evento, os membros do Conselho Fiscal da CONTRATUH, Luís Alberto dos Santos (FETHEPAR) e Agapito Lopes Pereira (FECHS), o diretor executivo da entidade, Jair Ubirajara da Silva (Sintrahtur) e o representante de Santa Catarina, Anésio Schneider, deram boas-vindas aos participantes e reforçaram a necessidade de comprometimento total dos líderes presentes para o fortalecimento das entidades sindicais.

O primeiro palestrante do dia, André Santos, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, abordou o tema ”Conjuntura Política pós eleição 2018”. Os dirigentes sindicais filiados à CONTRATUH da região Sudeste que participam do evento ouviram atentos sobre o cenário político atual e entenderam a necessidade de ocupar espaços no processo decisório do país. “As manifestações de rua são importantíssimas, mas hoje nós temos parlamentares que recebem debandas de várias áreas diferentes e que precisam ser orientados. É fundamental que os representantes de trabalhadores estejam dentro do Congresso Nacional articulando e levando aos parlamentares as preocupações da classe trabalhadora”, destacou o assessor.

O segundo palestrante do dia, o doutor em direito, consultor sindical e presidente da comissão de direito sindical da OAB/PR, Sandro Lunard, debateu com os participantes a respeito do tema ”Poder Judiciário e o mundo do trabalho”. Ele apontou três pontos fundamentais alterados pela Reforma Trabalhista, que são o negociado sobre o legislado, a contribuição sindical e a representação dos trabalhadores no local de trabalho. Lunard falou ainda sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal, que em âmbito jurisprudencial alterou, antes da reforma trabalhista, direitos trabalhistas consolidados como: prescrição do FGTS e ultratividade da norma coletiva. O jurista trouxe ainda o poder da negociação coletiva como um dos pilares mais importantes do direito trabalhista e sindical.

Encerrando as atividades do dia, o presidente da CONTRATH, Wilson Pereira, o secretário geral da entidade, Geraldo Gonçalves Filho, a diretora da Infância, Adolescência, Juventude e Gênero da confederação, Jessica Marques Rezende e o assessor do DIAP, André Santos, fizeram uma atividade interativa com os participantes e debateram o tema ”O movimento sindical de trabalhadores no Brasil do século 21”. Eles pontuaram avançados e conquistas da representação dos trabalhadores, desafios atuais e novas estratégias de atuação para superação de crises.

A representante do mandato do Senador Paulo Paim, Abigail Pereira, acompanhou as atividades do primeiro dia de Workshop e elogio a iniciativa da CONTRATUH em promover cursos de qualificação no momento atual político que passa o Brasil. “Esta entidade é um exemplo de atuação em favor dos trabalhadores e veio ao nosso estado trazer o workshop regional, um evento importantíssimo neste momento que passamos. O Senador Paim está a disposição de todos vocês e juntos continuaremos trabalhando para barrar todas as tentativas de retirada do nossos direitos no Congresso Nacional”, finalizou. Os dirigentes, acompanhados de Abigail, visitaram o gabinete móvel do senador no centro de Porto Alegre. A unidade percorre diversas cidades do RS para  tirar dúvidas quanto à reforma da Previdência que o Governo Federal enviou para discussão no Congresso Nacional (PEC 6/2019), além de ouvir as demandas da população.

ENCERRAMENTO (17/05)

No segundo dia de atividades, a especialista em Marketing digital, Camila Barbosa, abordou o tema ”Mídias digitais – Como atingir seu público”. De acordo com ela, é fundamental conhecer a funcionalidade das ferramentas disponíveis hoje para divulgação de uma marca e alcance de visualizações.

Finalizando as atividades, o secretário-geral da CONTRATUH, Geraldo Gonçalves, abordou o tema ”Sustentabilidade do movimento sindical”. O dirigente explanou sobre a necessidade da nova gestão sindical estratégica, focada em resultados e no novo mundo do trabalho, tecnológico e globalizado. Ele apontou a busca da sustentabilidade sindical por meio de receita própria gerada pelo compartilhamento de serviços entre os trabalhadores em turismo e hospitalidade e suas entidades sindicais. “Considero que apresentei aqui um projeto que deve trazer luz neste novo contexto do movimento sindical. Precisamos fazer uma reflexão crítica sobre o passado e termos mais ação no presente, para colocarmos em prática um curto e necessário novo modelo de gestão. Esta transformação na relação capital x trabalho exige líderes pensando o novo, que demanda novos modelos de gestão com visão de futuro”, concluiu o dirigente.

A próxima etapa de qualificação sindical, destinada à Região Centro-Oeste, será Brasília/DF, nos dias 23 e 24 de maio.

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.