(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Continua o arrocho salarial feminino

A mulher recebe, em média, 19,4% menos que o homem. A informação está no 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, elaborado pela Pasta do Trabalho e Emprego e o Ministério das Mulheres.

O estudo foi revelado na última segunda-feira, dia 25, em Brasília, com representantes do governo federal, judiciário, trabalhadoras, ONU Mulheres e da OIT. Também participaram representantes do Fórum Nacional de Mulheres das Centrais Sindicais.

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o Relatório lança luz nas desigualdades salariais, mas também faz um chamado à ação coletiva e mudança por direito e dignidade à trabalhadora.

Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, deixa claro: “Não é permitido que alguém ganhe menos porque é mulher, tendo a mesma competência”.

Segundo Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical, “avançamos no que diz respeito à Lei da Igualdade Salarial entre mulheres e homens, mas esse é apenas o começo de muito mais conquistas.”

Relatório

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens. Do total de estabelecimentos com 100 ou mais empregados que enviaram informações (49.587), 73% (36 mil) deles existem há 10 anos ou mais. Juntos, somam 17,7 milhões de empregados formais, o que equivale a 41,6% do total. Em cargos de dirigentes e gerentes, a diferença de remuneração chega a 25,2%.

Lançada também a Cartilha da Igualdade Salarial – que tira dúvidas sobre a Lei de igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens.

Entre os principais pontos o próprio Relatório de Transparência Salarial e como fazer sua publicação, que é determinada pela Lei nº 14.611, de 2023, da lavra do presidente Lula.

Ao todo, 49.587 empresas com 100 ou mais funcionários preencheram as informações relativas a 2022.

Fonte: Agência Sindical

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.