(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

CONTRATUH repudia pronunciamento de Fantinel

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, que representa os trabalhadores de Turismo e Hospitalidade em todo o Brasil, publicou hoje nota de repúdio veemente ao pronunciamento preconceituoso, discriminatório e xenofóbico do vereador Sandro Fantinel (Patriotas), de Caxias do Sul-RS. O vereador no intuito de defender a vinícola Salton, acusada de promover trabalho escravo, discursou na Câmara Municipal, invocando que as empresas do estado “não contratem baianos”, argumentando que eles só sabem “dançar e tocar tambor”, além de compará-los a trabalhadores argentinos que seriam mais “limpos”.

A CONTRATUH, como várias manifestações em todo o País, reprova completamente o pronunciamento do vereador, opinando que ele deve punido com todo o rigor da lei, por todas as autoridades responsáveis nas esferas criminais, cíveis e administrativas, em especial pela Câmara de Vereadores do Município de Caxias do Sul.
O documento é assinado pelo presidente da CONTRATUH, Wilson Pereira.

O CASO
O discurso xenofóbico de Sandro Fantinel foi após três trabalhadores entrarem em contato com a polícia, na última quarta-feira (22), após escaparem de local onde eram mantidos de forma compulsória. No mesmo dia, a corporação realizou uma operação, resgatando mais de 200 pessoas, que, assim como os homens, eram submetidos a trabalho análogo à escravidão em vinícolas gaúchas, no período de colheita das uvas.

Contratados pela Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda, os trabalhadores vieram, em sua maioria, da Bahia para o estado sulista, e eram oferecidos pela empresa como mão de obra às vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton, e a produtores rurais locais.

Lá, segundo seus relatos, eram ameaçados, extorquidos e agredidos, além de torturados com spray de pimenta e, até mesmo, choques elétricos.

A polícia chegou a prender o administrador da empresa, solto após pagar fiança.

O partido Patriota decidiu nesta quarta-feira (1º) pela expulsão do vereador. Em nota, o diretório nacional da sigla comunica o parlamentar da decisão após as falas preconceituosas do vereador a respeito dos baianos.

…………….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.