(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Geraldo alerta para a vocação sindicalista

Na abertura de mais um Seminário Regional, promovido pela Contratuh o secretário geral da entidade, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, repartiu a sua experiência como sindicalista, numa palestra motivacional para a atuação da categoria em suas bases. Seu estudo de anos na ativa mostra a importância da potencialização das lideranças em geral:

Destacou que “é fundamental potencializar a personalidade, desenvolver a inteligência, com atitude mental. Isso é crucial para o sucesso. Todos nascemos com personalidade mental definida, mas ela pode ser transpor barreiras e se ampliar sempre. A atitude que você toma é que define o seu sucesso. O sucesso pode ser alcançado através da maneira em que nos dedicamos aos nossos objetivos.

Acredite em si mesmo. Suas habilidades podem ser melhor desenvolvidas. Mas exige esforço, trabalho, compromisso e boas estratégias e orientação. A atitude não é um mero traço de personalidade, mas um processo para que nosso potencial seja ampliado e promovido.

O desejo da Contratuh é de que cada um de nós mude a maneira de atingir o sucesso e como ele pode ser alcançado. O sucesso é um fator motivacional. Elon Musk nos ensina: “Se você precisa de palavras motivacionais, não faça!” Pesquisas mostram que a opinião que você adota sobre si mesmo, afeta a maneira pela qual você leva sua vida. Cada um de nós é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.

Muitas vezes ocultamos nossas deficiências. Mas se usarmos a atitude mental de crescimento, não é preciso esconder. Aí perde a oportunidade de vencer nossos medos e deficiências.

Perdemos muito tempo provando a nós mesmos as grandes qualidades, quando devemos continuar desenvolvendo essas qualidades. A vaidade inibe o crescimento. É atitude mental de crescimento para a vida nos leva ao sucesso e a estar motivado, principalmente nos momentos mais desafiadores de nossa vida.

É uma motivação. Basta conhecer a si mesmo e pôr as novas ideias em prática para si e para as demais pessoas. Relate suas decisões pessoais e provoque uma revolução.

Perseverança, resiliência, com a atitude mental de crescimento. Quando os problemas surgem e na vida sindical toda hora e dia temos problemas. E se conseguirmos reverter isso em desafios, vamos prosperar e crescer.

Reforma Trabalhista acabou com a contribuição sindical. E houve um medo de agilizar os filiados. Cada um fez sua parte para superar o perigo. E estamos em crescimento. Temos que acreditar que o problema virou desafio e o desafio precisa ser superado.

O evento está com grandes experiências, com fartos exemplos. O importante é aproveitar o momento e arregimentar todo o conhecimento e utilizar a atitude mental, que vai determinar como encaramos nossos desafios.

Precisamos nos encher de alternativas e nos tornarmos um dirigente sindical de desafios e de grande sucesso. Superação. Estar sindicalista é remar em águas turvas ou andar no fio de uma navalha. Temos que superar os desafios e acreditar em si mesmo.

Escolher tarefas desafiadoras e confrontar os erros. Comodismo é escolher as tarefas mais fáceis.

Escolher a difícil é confrontar e superar os erros. Na facilidade deixamos de lado o crescimento. É hora de batalhar e aprender coisas novas. Despertar o perfil empreendedor. Na dificuldade temos que buscar soluções e jamais pensar em revezes. É na crítica que temos a oportunidade de crescer.

Citou o exemplo de Moacyr, circulando pelo Brasil, levando a mensagem sindicalista da base. Não podemos nos acomodar nos elogios. É preciso construir e preparar a confiança, não apenas no movimento sindical, mas para a vida.  O bom sindicalista está sempre aprendendo com seus companheiros. É quem sabe estabelecer metas.

Quais nossas soluções para superar a ditadura disfarçada de democracia, que as três centrais sindicais estão nos oferecendo agora? Precisamos produzir resultados excepcionais. Buscar aquilo que precisamos para nossa vida sindical. É ilusório pensar que está tudo resolvido. Os problemas virão na sequência. Serão novos desafios. O normal é ver todas as pessoas de sucesso e seus princípios. São ferramentas que usamos para lidar de forma eficaz para enfrentar as realidades que nem imaginamos, mas que estarão nos nossos desafios diários.

Vamos buscar a coragem necessária. A vida sindical é como se fosse um rio que nos leva cada vez mais adiante, a encontrar uma realidade. Na correnteza temos que buscar nossas soluções. Não podemos evitar os percalços que virão, contornando-os e seguindo em frente.

Temos que refletir nossos erros. Exemplo: na primeira infância, engatinhamos e andamos, depois a correr, cair e levantar, com a prática vamos aprendendo e aperfeiçoando e ensinando a cair menos. A repetição nos ensina a gostar e amar o processo de aprendizado. Quando erro, corrijo e aprendo a não errar mais. É isso que amplia o meu cabedal de conhecimento. Problemas são quebra-cabeças. Quem premia o problema é a solução que encontramos para resolvê-lo.

Todos sonhamos ao modo de nossa idade. E quando os sonhos são somados com a realidade e determinação, essa somatória é uma vida de sucesso. Se você mantiver o foco de realizar sucessos, compreender a realidade que te afeta, adaptar-se às coisas novas, com determinação, vamos aprender os princípios que resultarão em vida de sucesso.

Dores, medos, problemas sindicais precisam ser analisados, refletidos e só assim há progresso e crescimento. Para ser bem sucedido basta seguir um processo de cinco etapas:

  • Saber quais são os seus objetivos e correr atrás deles; decidir sobre as prioridades do objetivo, os pontos fortes e fracos e decidir os meios mais fáceis; encontrar na reflexão o caminho mais fácil, baseado nas tentativas e erros para avançar e rumar ao que foi traçado;
  • Descobrir quais são os problemas e o caminho para realização dos meus objetivos. Tolerar e superar
  • Diagnosticar e chegar às raízes, analisando a causa do ponto fraco. Cogitar que somos o ponto fraco. Lembrar que nossa jornada de evolução exige que cada um descubra o que não está sendo bem realizado. Se não descobrir as raízes não há solução satisfatória. É preciso contornar, como o rio desvia dos seus obstáculos.
  • Projetar um plano que resolva os problemas, que bloqueie as deficiências
  • Fazer acontecer é executar o projeto que você criou e dedicar-se a fazer o que for necessário. Busque as soluções nas reflexões e muito trabalho, em cada meta.

As cinco etapas estão presentes em cada vida, nas pessoas. E elas nos ajudam a evoluir. É apenas um processo de se adaptar ou ficar fora do problema. Muitos falham por falta de acreditar na solução. Problema é para ser superado e ser contornado. Foi trocando ideias, visitando, encontros e na perspicácia da liderança de cada um de nós, crescemos e modificamos. Todo ser em crescimento precisa aprender e continuar sendo um constante aprendiz.

É curioso pensar no processo de negociação. Alguém nasce ou já é um negociador nato? É no treinamento que astros bem sucedidos se basearam. Alvin Toffler: “Ou você tem uma estratégia ou será parte da estratégia de alguém!” São as nossas escolhas que mostram o que temos de evolução.

Dinâmica das Motivações dos seres humanos: ganhar dinheiro. O ímpeto de ganhar é maior que o medo de perder; evitar perder, é arriscar muito pouco e ter medo de ser passado para trás; poder de influência e se encontrar em qualquer razão que leve o outro lado precisar e fazer um acordo com você. Mas você só vai se motivar ao se olhar no espelho e buscar a sua reflexão. Nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. Muito trabalho, muita reflexão, superação de problemas, compartilhamento e troca de experiências. É assim que nos motivamos.

………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.