(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Surgem mais nomes para o ministério de Lula

Além de Luiz Marinho para o Ministério do Trabalho, o futuro ministério de Lula terá outras indicações. No campo da especulação surgem vários nomes. Um deles é o da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para a pasta do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A senadora teve importante papel no segundo turno na campanha de Lula.

O Ministério da Saúde, também pode ser comandado por uma mulher. A escolha deve recair na primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz, a socióloga e pesquisadora Nísia Trindade, 64 anos.

Na gestão de Nísia Trindade, a Fiocruz liderou o combate à pandemia de covid-19 no Brasil e teve reconhecimento mundial pela OMS. Foi responsável pela criação do Observatório Covid-19, rede transdisciplinar que realiza pesquisas e sistematiza dados epidemiológicos; monitora e divulga informações, para subsidiar políticas públicas, sobre a circulação do novo coronavírus e seus impactos sociais em diferentes regiões no Brasil.

Indústria e Comércio é outro ministério que já começa a ser definido. Na pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), surge o nome do empresário Josué Gomes. Filho de José Alencar, vice de Lula nos dois primeiros mandatos. Gomes esteve com Lula esta semana. No governo Bolsonaro, o MDIC foi absorvido pelo Ministério da Economia de Paulo Guedes. Assim como o do Planejamento, Orçamento e Gestão, que volta a ser desmembrado.

Josué Gomes é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Seu antecessor, Paulo Skaf – um dos articuladores do golpe contra Dilma Rousseff em 206 – está agora tentando um golpe para destituir Josué da Fiesp. O dono da Coteminas, fundada por Alencar, foi também cotado para dirigir a Petrobras. Mas o senador Jean Paul Prates (PT-RN) é um dos nomes mais fortes para assumir o comando da estatal.

Além disso, a participação feminina ter um reforço anunciado também pelo futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Maria Laura da Rocha, 67 anos, será a Secretaria Geral do Itamaraty, número 2 da pasta.

  • Na montagem fotográfica, aparecem pela ordem: Nísia, Marinho, Josué e Simone, novos nomes para o ministério de Lula

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.