(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Saúde mental das mulheres será avaliado no Viver Mulher

O tema do XVIII Seminário Viver Mulher, da Contratuh, será Saúde Mental da Mulher. E segundo publicação técnica do site Vale Saúde  trata-se de um problema que vem afetando o sexo feminino e principalmente trabalhadoras pelos encargos que impactam a sua vida diária.

“As mulheres lidam com uma gama de obstáculos que impactam negativamente sua saúde mental. A pressão para conciliar as demandas da carreira, da vida familiar e pessoal, frequentemente interna ou socialmente imposta, dificultam que encontrem tempo para o autocuidado. O estigma e a discriminação associados à saúde mental feminina também são barreiras para buscar ajuda.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que as mulheres correm um risco maior de desenvolver transtornos mentais como ansiedade e depressão em comparação aos homens. Elas também são mais suscetíveis a transtornos de estresse, incluindo a síndrome do pânico.

Conforme pesquisa feita pela edtech Todas Group, mais da metade das brasileiras sentem um impacto negativo do trabalho, com 51% relatando esses efeitos. O estudo Women in the Workplace 2021 da McKinsey & Company e Lean In, revela que 42% das mulheres ao redor do mundo experimentam sintomas de burnout.

Vale destacar e ressaltar a necessidade de cuidado e apoio adequados, considerando desafios como violência, traumas, questões de saúde reprodutiva e perinatal, desigualdade de gênero, discriminação, e pressões sobre autoestima e imagem corporal.

Um estudo do Instituto de Psiquiatria da USP indica que 40,5% desenvolveram depressão, 34,9% ansiedade e 37,3% estresse. Além disso, o relatório Esgotadas da ONG Think Olga mostra que 45% foram diagnosticadas com esses sintomas após a pandemia de COVID-19.

Esses dados destacam a urgência em promover o bem-estar e fornecer suporte adequado para os desafios das mulheres no país.

Esta e outras questões estarão em debate durante o Seminário e a Contratuh faz uma convocação geral de suas filiadas tanto para que compareçam dia 22 em Belo Horizonte, ou acompanhem via youtube a transmissão das palestras que discutirão o tema, com possibilidades de participação através do chat para tirar dúvidas, contra-argumentar e dar sugestões.

……….

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.