(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Seguro-desemprego muda este mês! Veja os novos cálculos

O trabalhador com carteira assinada tem o seguro-desemprego como proteção salarial. O benefício é pago de três a cinco parcelas consecutivas. Mas o valor a ser pago mudou a partir de maio, conforme a atualização do salário mínimo.

O seguro-desemprego atende as pessoas que trabalhavam com carteira assinada, mas foram demitidas sem justa causa. É um auxílio para que o cidadão não saia prejudicado. Então ele recebe uma espécie de salário por até cinco meses.

Quando o trabalhador consegue um novo emprego, ou parte para um empreendimento dentro desse período, as parcelas são cessadas. Ele só volta a receber caso seja demitido sem justa causa em um novo emprego. Entretanto são requisitos básicos para pleitear o seguro, ter atuado por no mínimo doze meses antes da primeira solicitação, nove meses para o segundo pedido, e seis meses para os demais.

O pedido do seguro-desemprego é feito online, usando o App Carteira de Trabalho Digital ou através do portal Gov.br. Ao fazer a solicitação o cidadão preenche seus dados pessoais, e anexa o documento de demissão emitido pelo empregador. O próprio sistema vai calcular quanto o cidadão poderá receber pelos próximos meses.

Novos valores

O valor do seguro-desemprego vai depender do perfil do empregado, e do quanto ele recebia de remuneração nos três meses anteriores a demissão. O piso do seguro equivale ao salário mínimo do país. Como a partir de 1º de maio já temos um novo valor do salário mínimo, todos os pagamentos liberados a partir deste mês, já contarão com reajuste proporcional.

O valor do seguro desemprego vai depender da média dos três últimos salários registrados em carteira. Basta aplicar essa seguinte tabela:

Fonte: FDR

………..

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.