(61) 3322-6884

contratuh@contratuh.org.br

Filiado a:

Hoteleiros do Maranhão aguardam posição patronal

Os trabalhadores hoteleiros tem data base em maio, mas já encaminharam a pauta ao Sindicato Patronal, e aguardam com expectativa, a manifestação dos empresários para que as negociações possam ser iniciadas. Até agora não houve uma resposta.

A Secretária Geral do Sindehotéis, Ana Mendonça, lembra que anualmente, em fevereiro a classe sindical convoca seus membros para a Assembleia Geral, onde é tratada a pauta de negociação, que aprovada, é encaminhada ao patronal.

“Já chegamos na metade do mês de abril e até agora não tivemos nenhuma manifestação. Até o dia 15, segundo determinou o presidente Luiz Henrique, vamos aguardar por uma resposta. Se isso não acontecer, o documento será protocolado no Ministério do Trabalho. É óbvio que o nosso desejo é que isso não ocorra, pois uma manifestação patronal será ótima para as partes. Há uma reclamação geral da contabilidade quando as convenções atrasam, pois ficam obrigados a fazer folhas retroativas, o que não convém nem para patrões e muito menos para o trabalhador”. Ela lembra por exemplo que passa um ano completo, os reajustes são mínimos e se atrasar é ruim para todos.

“Nossa solicitação é de 10%, vamos esperar a negociação para ver até onde vamos chegar. Porém o trabalhador fica ansioso para saber quanto poderá acrescentar no seu orçamento.”

Protelar o aumento, segundo Ana Mendonça, “é um desrespeito aos profissionais, que tanto se dedicam às suas atividades”.

Pedidos

Os pedidos são básicos, segundo está convencionada na pauta de reivindicações: o índice de 10%, vale transporte, cesta básica, plano odontológico e de saúde, entre outros. “São reivindicações tão pequenas que acredito não haver dificuldade. Assim o apelo sindical é que a data base de maio seja respeitada, sem adiamentos, para evitar os compromissos retroativos, tão nocivos para ambos os lados.”

…………

O que achou da matéria? Comente em nossas redes sociais.